A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PROL DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM PROL DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: A consciência ambiental em prol da sustentabilidade no Brasil. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1




https://www.ecycle.com.br/component/content/article/6-atitude/1057-consciencia-ambiental-dos-brasileiros-cresceu-nas-ultimas-decadas.html

TEXTO 2

Houve um crescimento no número de pessoas que hoje são capazes de identificar problemas ambientais no país. Além disso, esse crescimento se deu em todas as regiões, em todos os grupos de populações, o que é considerado uma vitória do ambientalismo brasileiro e das instituições que tem se dedicado ao tratamento desse tema.

Para a ministra do Meio Ambiente Marina Silva esse tipo de pesquisa, com uma série histórica, serve como ferramenta importante para que se possa ter uma orientação balizadora das políticas públicas. “É um dado muito positivo o fato de ter aumentado significativamente a conscientização dos brasileiros em relação ao Meio Ambiente e sua proteção, e isso faz a diferença, até porque, esse crescimento é muito significativo de 2002 para cá”, destaca Marina.

O estudo mostra que também cresceu o número de brasileiros que não consideram exagerada a preocupação com o meio ambiente (42% em 97; 46% em 2001 e 49% em 2006). O que é visto pela coordenadora da pesquisa Samyra Crespo, diretora executiva do Iser, como um outro ponto importante do trabalho.

Disponível em : https://www.mma.gov.br/informma/item/3318-pesquisa-mostra-crescimento-da-consciencia-ambiental-no-brasil