A EVASÃO ESCOLAR E AS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE

A EVASÃO ESCOLAR E AS CONSEQUÊNCIAS NA SOCIEDADE

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: A evasão escolar e as consequências na sociedade. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Quase 3 milhões de adolescentes entre 15 e 17 anos devem abandonar a escola ou ser reprovados na série letiva até o final deste ano, segundo dados compilados pelo economista Ricardo Paes de Barros, do Instituto Ayrton Senna, em relatório divulgado pela plataforma Gesta (Galeria de Estudos e Avaliação de Iniciativas Públicas), lançada recentemente pela Fundação Brava, e feito em parceria com o Instituto Ayrton Senna, Instituto Unibanco e Insper.

Isso significa que apenas 60% dos jovens nessa faixa etária conseguem terminar o ensino médio com no máximo um ano de atraso. No atual ritmo, segundo o estudo, o Brasil deve demorar cerca de 200 anos para fechar essa lacuna na educação formal de seus jovens.

A lista de causas para a evasão escolar na adolescência é extensa (de acordo com o levantamento bibliográfico, são 14 itens) e engloba problemas que vão desde fatores externos, como uso de drogas, até questões ainda não resolvidas pelos gestores de educação, como a qualidade do ensino.

“Eles não estão saindo da escola por causa de uma decisão irracional, os jovens também estão saindo por uma decisão racional e podem estar corretos em pensar que a escola não vale a pena”, afirma Marina Gattás, coordenadora de projetos da Fundação Brava.

Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/4-jovens-relatam-por-que-abandonaram-o-ensino-medio/

TEXTO 2



https://educacao.uol.com.br/listas/mais-de-60-dos-jovens-fora-da-escola-no-brasil-tem-de-15-a-17-anos.html