A IGUALDADE DE GÊNERO EM QUESTÃO NO BRASIL

A IGUALDADE DE GÊNERO EM QUESTÃO NO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre A igualdade de gênero em questão no Brasil. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

A UNESCO considera a igualdade de direitos entre homens e mulheres um direito humano fundamental, um elemento essencial para a construção da justiça social e uma necessidade econômica.

É um fator essencial para alcançar todos os objetivos de desenvolvimento acordados internacionalmente, bem como um objetivo em si mesmo. As mulheres são mais de dois terços dos 796 milhões de adultos em todo o mundo que não têm as habilidades básicas da alfabetização. As mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores do mundo. Além disso, as mulheres jornalistas estão mais sujeitas a ataques, a ameaças e violências físicas, verbais ou digitais do que os homens da mesma profissão. A UNESCO acredita que todas as formas de discriminação entre homens e mulheres são violações dos direitos humanos, bem como uma barreira significativa para alcançar a igualdade de direitos entre homens e mulheres e empoderar todas as mulheres e meninas.

Nossa mensagem é clara: as mulheres e os homens devem aproveitar as oportunidades, as escolhas, as capacidades, os poderes e os conhecimentos de forma igualitária, como cidadãos iguais. Formar meninas, meninos, mulheres e homens com os conhecimentos, os valores, as atitudes e as habilidades para combater as disparidades entre homens e mulheres é uma pré-condição para construir um futuro sustentável para todos.

VEJA MAIS EM: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/human-rights/gender-equality/

TEXTO 2



https://www.huffpostbrasil.com/anna-haddad/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-igualdade-de-genero-na-inf_a_21700274/