A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NACIONAL SERIADA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA (Anasem)

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NACIONAL SERIADA DOS ESTUDANTES DE MEDICINA (Anasem)

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: A importância da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

O que é ANASEM e qual seu impacto na faculdade de medicina?

Escrito por Jaleko Cursos para Estudantes e Médicos

Você deve estar se perguntando agora, o que é ANASEM? Essa sigla significa Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina, e tem como objetivo acompanhar progressivamente a qualidade do ensino de medicina. 

Além disso a ANASEM busca avaliar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a prática médica pelos acadêmicos durante sua formação.

O exame foi anunciado em 2016 pelo então ministro da educação Aloízio Mercadante, através da publicação da portaria n°168, que institui a ANASEM e seus propósitos. 

Ainda não conhece ou tem dúvidas? Acompanhe nosso texto e saiba tudo que você precisa sobre a ANASEM!

Como funciona essa avaliação?

A ANASEM é um exame aplicado na sua própria faculdade ou campus e é composta por 60 questões de múltipla escolha e 3 questões de raciocínio clínico.

A prova não tem caráter punitivo, mas sim de identificar o nível de conhecimento dos alunos e a evolução ao longo do curso de medicina. Pela publicação mais recente do MEC, não há nota de corte para obtenção do diploma.

O MEC anunciou que é necessário somente a frequência. Ou seja, o aluno deverá fazer às três provas para que esteja apto a se formar, não havendo nota mínima que barre o diploma médico.

Foi publicado também sobre a semelhança do modelo do exame ao aplicado atualmente para a revalidação de diplomas, o Revalida. Sua matriz de conteúdo tem como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

Quem deve realizar a prova?

As provas serão bianuais aos acadêmicos dos 2º, 4º e 6º anos. Mas em 2016, na primeira etapa de implementação, apenas acadêmicos do 2º ano prestaram o exame.

Os alunos do segundo ano são queles que ingressaram em 2015, independentemente do currículo adotado pela faculdade. Sendo assim, não participam da avaliação os alunos que, apesar de terem entrado na faculdade em 2014, permanecem matriculados no quarto ano. 

A ANASEM é obrigatória?

A avaliação faz parte do currículo obrigatório e a situação de sua regularidade deve ser inserida no histórico escolar do aluno, sendo exigência para a obter o diploma.

Aos estudantes do segundo e quarto ano que perderem a prova, caso apresentem justificativa, é dado uma nova chance na ANASEM seguinte. 

Já os estudantes do sexto ano que faltarem, desde que tenham justificativa adequada, é oferecida outra oportunidade trinta dias após a data do exame.

É importante lembrar que as notas ainda podem ser usadas para seleção em residências médicas, tanto parcialmente, quanto como critério exclusivo.

Como se preparar para a ANASEM?

Por se tratar de um exame de tanta importância, os alunos devem começar a se preparar desde o primeiro ano para conseguirem uma boa nota na prova. É muito importante para o estudante um ambiente de estudo digital focado nas matérias cobradas na prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *