A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASILEIRO

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASILEIRO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: A importância da leitura para a formação social do brasileiro. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

É função do professor desenvolver habilidades de leituras diversas para que o aluno desperte o interesse pelo mundo da leitura, tornando a escola ou a sala de aula um lugar agradável, para que o alunado se sinta à vontade para adquirir novas habilidades e desenvolver suas competências, é tarefa do professor que deve ser além de tudo, acolhedor e incentivador de práticas educativas como a leitura, a escrita e a interpretação de texto.

A leitura não deve estar associada apenas aos livros de literatura, muito menos aos livros didáticos que tradicionalmente trazem um conhecimento fragmentado, alienado e alheio ao ambiente do aluno, mas dar ênfase aos textos do cotidiano das pessoas como os conhecidos “gibis” com seu repertório comum e de linguagem coloquial. Há uma grande necessidade de as instituições de ensino voltadas para a educação infantil, terem maior responsabilidade com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. Visto que quanto mais cedo as crianças tiverem acesso à leitura, desenvolve seu intelectual, cultural e social, mais cedo romperá as dificuldades no ato de ler e escrever.

Leia mais em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/formacao-social

TEXTO 2



https://revistagalileu.globo.com/Cultura/Livros/noticia/2016/01/20-tirinhas-sobre-paixao-por-livros.html