A IMPUNIDADE QUE ESTIMULA A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS.

A IMPUNIDADE QUE ESTIMULA A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: A impunidade que estimula a violência nos estádios. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1


https://bolaearte.wordpress.com/2013/12/10/charge-do-latuff-sobre-violencia-nos-estadios-brasileiros-e-jose-maria-marin-presidente-da-cbf/

TEXTO 2

O Senado aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto que aumenta a punição a torcidas organizadas envolvidas em atos de violência. A lei atual prevê que a torcida ficará três anos proibida de comparecer a eventos esportivos, e o projeto aprovado pelo Senado amplia a punição para cinco anos. Com a aprovação nesta quarta, a proposta segue para o presidente Jair Bolsonaro sancionar, sancionar parcialmente ou vetar o texto. Se Bolsonaro vetar, o Congresso deverá decidir se mantém ou derruba o ato do presidente.

O que diz o texto

A relatora da proposta, senadora Leila Barros (PSB-DF), incluiu no texto a previsão de punição para o caso de integrante de torcida organizada que, mesmo que fora do estádio ou em outra data do dia da competição:

  • Invadir local de treinamento;
  • Brigar com torcedores ou induzir o confronto entre eles;
  • Praticar crimes contra atletas, árbitros, fiscais, organizadores de eventos esportivos e jornalistas, mesmo que esses não estejam atuando ou envolvidos com a competição.

Veja mais em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/10/30/senado-aprova-projeto-que-aumenta-punicao-a-torcidas-organizadas-em-caso-de-violencia.ghtml