AS DISCUSSÕES ACERCA DA ÉTICA NA CIÊNCIA

AS DISCUSSÕES ACERCA DA ÉTICA NA CIÊNCIA

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: As discussões acerca da ética na ciência. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1


https://www.coladaweb.com/biologia/etica-e-ciencia

TEXTO 2

  Não muito tempo atrás os experimentos científicos eram feitos sem nenhum critério moral e sem sequer serem questionados. A consequência disto é que muitas pesquisas científicas trouxe vários problemas tanto do ponto de vista do indivíduo como do ponto de vista social. Alguns casos clássicos envolvem, por exemplo, pesquisas com clonagem, células troncos, a possibilidade de manipulação genética da vida e até de preservação duradoura da vida em condições artificiais, ou ainda a intervenção em fetos (aborto), evidenciam a expansão do nosso poder científico-tecnológico. Poder que nos inscreve, logo de imediato, nesse horizonte ético, onde nos dá possibilidade de nos questionarmos sobre o que podemos fazer e o que devemos fazer.

Sob tal perspectiva podemos dizer que a ciência moderna ocidental contém em si um amplo projeto de dominação: da natureza, de si mesmo e do outro (para uma análise crítica sobre o conhecimento científico e racional como forma de dominação veja em nosso website a seção sobre a Escola de Frankfurt, especificamente a crítica de Adorno e Horkheimer sobre a razão instrumental). O que nos remete a necessidade de uma ciência que não pode prescindir da análise de valores morais e éticos a partir de uma nova postura diante da própria ciência e dos valores da sociedade.

Leia mais: https://www.sabedoriapolitica.com.br/products/etica-e-ciencia/