CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE RUA COMO DESAFIO NO BRASIL

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE RUA COMO DESAFIO NO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema Crianças e adolescentes de rua como desafio no Brasil. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO  1

Pesquisa censitária nacional identificou 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua. Dessas, 59,1% dormem na casa de sua família (pais, parentes ou amigos) e trabalham na rua; 23,2% dormem em locais de rua (calçadas, viadutos, praças, rodoviárias, etc.), 2,9% dormem temporariamente em instituições de acolhimento e 14,8% circulam entre esses espaços.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente – SNPDCA, por meio de parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável – IDEST, realizaram este levantamento com o objetivo de nortear o aprimoramento de políticas públicas e a construção da Política Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal – em fase de elaboração.

A pesquisa foi realizada em 75 cidades do país, abrangendo capitais e municípios com mais de 300 mil habitantes.

Disponível em: https://www.direitosdacrianca.gov.br/migrados/pesquisa-do-conanda-revela-as-condicoes-de-vida-de-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-rua:

TEXTO 2



https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2011/03/24/crianca-de-rua-sustenta-a-casa-e-e-reflexo-da-falta-de-politicas-publicas-afirma-especialista.htm