DOAR PARA SALVAR VIDAS: A INSUFICIÊNCIA DE DOAÇÃO DE SANGUE E ÓRGÃOS COMO DESAFIO NO BRASIL

DOAR PARA SALVAR VIDAS: A INSUFICIÊNCIA DE DOAÇÃO DE SANGUE E ÓRGÃOS COMO DESAFIO NO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: doar para salvar vidas: a insuficiência de doação de sangue e órgãos como desafio no Brasil. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/07/22/metade-das-familias-negam-a-doacao-de-orgaos-de-entes-falecidos.ghtml

TEXTO 2

Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos anos, as taxas de doação ficaram estáveis, o que demonstra uma conscientização da população. No entanto, o governo reforça que é necessário fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques no país.

Em especial no inverno e feriados prologados, períodos em que se tem uma baixa de estoque de sangue, é preciso ampliar as ações para levar o público aos hemocentros “Nesses momentos, as pessoas mudam suas rotinas, viajam ou aproveitam para descansar. Então é importante fazer a doação de sangue antes de viajar ou de curtir o feriado”, diz o ministro interino.

Disponível em : https://saude.abril.com.br/medicina/ministerio-da-saude-reforca-necessidade-da-doacao-de-sangue-no-frio/