ENTRE O HUMOR E A ÉTICA, OS LIMITES DO RISO

ENTRE O HUMOR E A ÉTICA, OS LIMITES DO RISO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: Entre o humor e a ética, os limites do riso. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Um pouco de teoria: definições de liberdade de expressão, censura e politicamente correto

Liberdade de expressão
Direito garantido na Constituição de que qualquer indivíduo possa expressar suas ideias sem censura ou autorização prévia. Ainda assim, como todo direito, encontra limites em outros direitos, como, por exemplo, direito de privacidade e respeito à imagem. As piadas de Gentili (na reportagem) e de Rafinha Bastos (no documentário) mostram os limites entre a liberdade de expressão e a proteção da imagem de pessoas ou grupos que se sentiram ofendidos pelos seus comentários e exigiram indenizações ou a proibição desses comentários.

Censura
Proibição (prévia ou posterior) de que uma determinada forma de expressão seja difundida publicamente. É vetada pela Constituição brasileira de 1988. Os alunos podem discutir se a retirada dos vídeos do programa *Agora É Tarde de Gentili da internet é ou não um ator de censura: como lidar com um caso como esse respeitando tanto a liberdade de expressão quanto os direitos dos que se sentiram ofendidos?

Politicamente correto
Nas últimas décadas, movimentos sociais têm exigido maior respeito na utilização de certos temas ou representações de grupos minoritários ou que historicamente foram discriminados. A ideia é adotar linguagem e imagens adequadas para o respeito de todos – em outras palavras, “politicamente corretas”. Envolve desde a adoção de termos que não sejam ofensivos (como “afrodescendentes”, para evitar antigos termos ofensivos) e a proposta de controle de expressões consideradas ofensivas que ainda circulem.

TEXTO 2

Will Smith agride Chris Rock no Oscar 2022

Combinado? Will Smith agride Chris Rock no Oscar 2022 e aqui está o motivo - Getty Images
Combinado? Will Smith agride Chris Rock no Oscar 2022 e aqui está o motivo – Getty Images

Oscar 2022, que aconteceu neste domingo (27) em Los Angeles, contou com um barraco que ninguém esperava: um tapão de Will Smith em Chris Rock. Foi combinado? Não. Em seu discurso no palco, o comediante fez um comentário infeliz sobre o cabelo da esposa do ator, Jada Pinkett Smith. Disse que gostaria de vê-la na continuação de GI Jane (Até o Limite da Honra, em português), filme de 1997 em que Demi Moore está careca. Acontece que Jada tem uma condição autoimune que provoca queda de cabelo, a alopecia.

Alopecia é a perda de cabelo em áreas em que normalmente ele deveria crescer. É um problema que acomete homens e mulheres, podendo ser causado por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas. Nesta doença, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por cabelos ou pelos corporais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.