ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DESTINADO AOS IDOSOS NO BRASIL

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL: PERSPECTIVAS NO TRATAMENTO DESTINADO AOS IDOSOS NO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema:  Envelhecimento populacional: perceptivas no tratamento destinado aos idosos no Brasil. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Dentre os direitos dos idosos encontra-se na legislação brasileira a Política Nacional do Idoso, a Lei sobre a Organização da Assistência Social – LOAS conforme Lei Nº 8.742 de 7 de dezembro 1993 e o Estatuto do idoso por meio da LEI Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Frente a realidade citam-se alguns aspectos relevantes da lei sobre as incumbências atribuídas por ela ao Poder Público e à sociedade civil que devem, inclusive, atuar de forma conjunta por meio dos Conselhos do Idoso, após a promulgação da Constituição Federativa da República do Brasil de 1988, pode-se citar a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, sancionada em 1993.

Portanto, é fundamental que o atendimento ao idoso em primeiro lugar, as ações sejam concretizadas com dignidade, pois é necessário uma articulação que envolva União, Estado, Município e, principalmente toda a sociedade para que processo de envelhecimento traga benefícios a todos os que estão envolvidos, assegurando os direitos e deveres.

Leia mais em Brainly.com.br – https://brainly.com.br/tarefa/16428141#readmore

TEXTO 2



https://sisapidoso.icict.fiocruz.br/apresentacao