MOBILIDADE URBANA NO BRASIL: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS PARA FLUXO SUSTENTÁVEL

MOBILIDADE URBANA NO BRASIL: PROBLEMAS E ALTERNATIVAS PARA FLUXO SUSTENTÁVEL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema:  Mobilidade urbana no Brasil: problemas e alternativas para fluxo sustentável.Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

“Concentrar investimentos no transporte não motorizado dando preferência ao transporte público, de coletivos e ferroviários, é fundamental para redução de custos e evolução para um modelo sustentável”, salienta o urbanista, que destaca também o quanto é importante retirar o pedágio dos custos dos usuários, ao mesmo tempo que o poder público deve agir em todas as suas instâncias para manutenção da qualidade do sistema de transporte oferecido à população. “O fundamental é a qualificação constante do serviço público prestado, que precisa repercutir na vida do carioca”, acrescenta.

É neste contexto que o MDT lançou um manifesto de onze propostas que defende a mobilização da sociedade para que a implementação da Lei da Mobilidade Urbana – colocada como “nosso Estatuto da Mobilidade Sustentável”, seja efetuada integralmente. Para Affonso, uma cidade sustentável passa pela proposta de um sistema de mobilidade urbana que gere menos impacto ambiente para todos seus habitantes.

Leia mais em: https://revistaforum.com.br/noticias/o-desafio-da-mobilidade-urbana-sustentavel/

TEXTO 2



http://www.ebc.com.br/especiais/mobilidade-sustentavel