O DIREITO DOS IDOSOS EM DISCUSSÃO NO BRASIL

O DIREITO DOS IDOSOS EM DISCUSSÃO NO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: O direito dos idosos em discussão no Brasil. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Atualmente, de acordo com Feijó Medeiros (2011), os idosos são vítimas dos mais diversos tipos de violências abrangendo as físicas e psicológicas, praticadas tanto pela sociedade como pelos próprios familiares. Além da violência sofrida pelo idoso outro ato não menos gravoso e bastante recorrente é o abandono. É muito comum que as famílias deixem os pertencentes a essa faixa etária em asilos e estes são fadados ao isolamento e afastamento do convívio com aqueles pelos quais mantinham uma relação de afeto no decorrer da vida.

A atitude de abandono é fundamentada pelos familiares que cometem esse ato por vários motivos, tais como: pouco tempo disponível para cuidado dos idosos, falta de condições financeiras, falta de estrutura física no lar que se adéqüe às necessidades especiais destes, entre outras. O fato é que atitudes como essa são reflexo da forma como esses idosos são vistos em nossa sociedade e que deverá ser modificada com o aumento significativo de expectativa de vida no mundo e em nosso país, sendo necessário repensar e preparar a nossa população para outra realidade.

VEJA MAIS EM: https://jus.com.br/artigos/71311/breve-historico-dos-direitos-dos-idosos-no-brasil-e-no-mundo

TEXTO 2



http://saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-da-pessoa-idosa