O PAPEL SOCIAL E POLÍTICO NO COMBATE À CORRUPÇÃO

O PAPEL SOCIAL E POLÍTICO NO COMBATE À CORRUPÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: O PAPEL SOCIAL E POLÍTICO NO COMBATE À CORRUPÇÃO. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

O ministro da Educação, Rossieli Soares, enfatizou que “não existe a possibilidade de combater a corrupção somente nas esferas midiáticas. Nós precisamos combater a corrupção cultural, precisamos combater a corrupção junto com as nossas crianças, pois é com elas que nós temos maior adesão”. Soares destacou a expansão da parceria entre a CGU e o MEC, por meio do programa Um por Todos! Todos por Um!, que utiliza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como referencial para aliar o tema da ética e da cidadania à diretrizes da educação. Em 2019, o programa será expandido para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de todas as escolas públicas do país, com apoio do Instituto Mauricio de Sousa e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CNA).

Na mesma linha, a representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, sustentou que “o Brasil, lamentavelmente, é um país onde existe uma cultura de corrupção muito enraizada. Está em pequenos hábitos e gestos do dia a dia, e portanto, o papel da educação é fundamental para mudar esse quadro”. Noleto considerou muito importantes iniciativas como o Concurso de Desenho e Redação, promovido pela CGU. Segundo ela, começa na escola o desafio da mudança do país: “precisamos não permitir que as crianças convivam com pequenos atos de corrupção como se fossem normais e que o país banalize isso, de forma que, quando grandes atos de corrupção ocorram, exista uma espécie de conivência tácita com esses malfeitos”.

Disponível em: https://www.cgu.gov.br/noticias/2018/12/combate-a-corrupcao-mudanca-de-cultura-no-pais-passa-por-educacao-cidada-defendem-autoridades

TEXTO 2



https://joseherval.jusbrasil.com.br/artigos/497511516/quem-e-voce-no-combate-a-corrupcao