O REFLEXO DOS MEMES NA VIDA POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL

O REFLEXO DOS MEMES NA VIDA POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: O reflexo dos memes na vida política e social do Brasil. Apresente uma proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO 1

Os memes ganharam um novo habitat: o meio acadêmico. Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) vão direto a campo — a internet — para coletar, registrar e analisar as constatações de Glória Maria, os ensinamentos de Gretchen e quaisquer outras piadas e movimentos virais produzidos e espalhados pelos brasileiros na rede. Trata-se do #MUSEUdeMEMES. Pode estranhar, a ideia é essa mesma. Como afirma o coordenador Viktor Chagas, que é doutor em História, Política e Bens Culturais/Cpdoc-FGV, o projeto lança uma série de provocações. “A ideia é questionar o lugar do museu, o lugar da cultura popular”, explica ele a GALILEU.O projeto, que começou como um grupo de pesquisa, em 2011, e finalmente virou um site, em 2015, já conta com mais de 300 livros e artigos dedicados ao tema, além de entrevistas com criadores de memes famosos e catalogação das obras — sim, obras. O catálogo inclui não só pesquisas brasileiras, mas também de outras partes do mundo, como Rússia, Israel e Hungria. E os pesquisadores se dividem em vários temas, que vão desde política a telenovelas e esportes.

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2017/03/o-impacto-dos-memes-na-sociedade-nao-deve-ser-menosprezado.html

TEXTO 2

Milhares de brasileiros foram ao Twitter na manhã de hoje para postar memes e mensagens em que exaltam a amizade entre Brasil e Irã e se desculpam pelas declarações do presidente Jair Bolsonaro de alinhamento ao governo americano. Há quatro dias, um ataque militar dos Estados Unidos matou no Iraque o general Qasem Soleimani. Além de chegar ao topo dos assuntos mais comentados da rede social no Brasil, as manifestações feitas na hashtag #IranBrazil causaram reações de internautas de vários países….

 – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/01/07/brasileiros-vao-ao-topo-do-twitter-com-memes-de-amizade-com-o-ira.htm?