Os desafios da literacia familiar no Brasil

Os desafios da literacia familiar no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: Os desafios da literacia familiar no Brasil. Apresente proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Um termo bastante usado ultimamente por educadores e que tem gerado algumas dúvidas sobre o que se trata exatamente, é o termo “Literacia Familiar”.  Bom, a literacia nada mais é do que o reconhecimento de que os pais são os primeiros professores de seus filhos. Esta ideia não é nenhuma novidade no meio educacional, mas apesar de ser uma tecla bastante batida, implementar a parceria entre pais e professores no processo educacional ainda é um grande desafio.

A literacia familiar envolve um conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem oral, a leitura e a escrita, vivenciadas por intermédio dos pais ou responsáveis. Interagir, conversar, ler em voz alta com os filhos e estimulá-los a desenvolver a escuta, a fala, a leitura e a escrita parece simples, mas para muitos pais isso pode ser bastante complicado.

Isso porque é natural que a maioria deles veja a escola como o único pilar responsável pelo desenvolvimento dessas habilidades nas crianças. Esta visão equivocada é muito enraizada na sociedade e, por isso, educar os pais para que eles se sintam capazes de promover a literacia familiar é tão importante. 

Quais são as práticas de literacia familiar?

  • Interação verbal
  • Leitura dialogada
  • Narraçao de histórias
  • Contatos com a escrita
  • Atividades diversas
  • Motivação

O que os pais precisam ter em mente é que não precisa ter muito estudo, materiais caros e nem morar em uma casa toda equipada e espaçosa para praticar a Literacia Familiar. É em momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família que ela acontece.

Fonte: https://superautor.com.br

Texto 2

Quantos analfabetos o Brasil tem?

A taxa de analfabetização mais atual no Brasil foi divulgada pelo IBGE em junho de 2019 na última Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua. O Brasil tem pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas (6,8% de analfabetismo). No mundo, mais de 750 milhões permanecem nessa situação.

Taxa de analfabetismo em 2018

População de 15 anos ou mais

Infográfico: taxa de analfabetismo no Brasil em 2017

Quem atingiu a meta de alfabetização?

Em 2018 apenas 13 estados atingiram a meta de redução do analfabetismo estipulada para o ano de 2015. O número baixo contribui para que o Brasil ainda não tenha atingido a meta parcial de reduzir para 6,5% a taxa de analfabetização. A meta final do Plano Nacional de Educação é erradicar o analfabetismo até 2024.

A dúvida é como um país de desigualdade que tem tantos analfabetos pode produzir literacia?  E em relação ao trabalho, como pais que trabalham cada vez mais podem estar presentes na vida dos filhos?